Aqui você vai aprender um pouco sobre Inversores de Tensão OffGrid.
Inversores de tensão são utilizados já há muito tempo porém nos últimos anos seu uso tornou-se mais comuns, principalmente pelo crescimento do uso da energia solar.
Simplificando a coisa… O inversor OffGrid transforma a energia armazenada em baterias em energia compatível com a fornecida pelas concessionárias locais (Enel, CPFL, etc.) 127Vac ou 220Vac – 50Hz ou 60Hz.
Desta forma, através de um inversor, podemos, por exemplo ligar nossa TV ou nosso liquidificador em uma bateria automotiva, deixando de usar a energia da concessionária.
Para que isso ocorra de forma segura e eficiente, o inversor precisa fornecer eletricidade o mais compatível possível com a fornecida pelas concessionárias e por isso precisamos ficar atentos a alguns parâmetros:
- Potência
Esse é sem dúvida um dos parâmetros mais importantes na hora da compra de seu inversor !!!
A energia consumida por nossos equipamentos domésticos é expressa em Watts, por exemplo uma lâmpada de 100Watts, uma TV de 200Watts, e assim por diante.
Precisamos então somar as potências de todos os equipamentos que serão ligados no inversor para sabermos qual a potência máxima que nosso inversor deverá fornecer, lembrando que sempre é prudente adquirir um inversor com potência superior ao consumido, por padrão 50% a mais.
Outro ponto que deve ser observado é que normalmente NÃO ligamos em um inversor todos os equipamentos de uma casa mas sim os mais importantes, por exemplo, geladeria, freezer, sistema de câmeras, telefonia, internet, etc.
- Voltagem de entrada
Essa informação refere-se a voltagem de seu sistema de baterias.
Quanto maior for a potência necessárias, maior deve ser a voltagem de entrada, por exemplo:
Em sistema de até 1000Watts costumamos operar com voltagem de entrada de 12Vdc ou superior.
Já para sistemas entre 1000Watts e 2000Watts, operamos com voltagem de entrada de 24Vdc ou superior.
Nos casos de potência superior a 2000Watts, operamos com voltagem de entrada de 48Vdc ou superior.
- Voltagem de saida
Equipamentos domésticos costumam operar com 127Vac ou 220Vac e em alguns casos específicos eles aceitam voltagens entre 90Vac e 240Vac automaticamente.
Desta forma devemos escolher um inversor que produza a eletricidade compatível com nossos equipamentos, 127Vac ou 220Vac.
São raros e caros os inversores que produzem 127Vac e 220Vac ao mesmo tempo (bifásicos), a grande maioria dos inversores são de voltagem única (monofásicos).
- Frequência
Os equipamentos elétricos/eletrônicos produzidos no Brasil, em especial os que possuem motor (geladeria, freezer, etc.), trabalham com eletricidade na frequência de 60Hz.
Já alguns equipamentos mais modernos são menos sensíveis a frequência da rede, podendo operar com frequências variadas.
Hoje temos no mercado inversores que operam em 50Hz e 60Hz e precisamos nos atentar a essa informação no momento da compra.
- Forma de onda
A forma de onda da energia elétrica oferecida pelas concessionárias é chamada de Senoidal (ou Senoidal Pura) e para termos eficiência e segurança devemos optar por inversores que também produzam energia elétrica Senoidal.
O uso de inversores que fornecem outros tipos de onda (onda senoidal modificada ou onda quadrada) deve ser evitado pois levam a baixa eficiência de seus equipamentos, podendo gerar superaquecimento e em muitos casos até não funcionar, como ocorre em motores de indução (motor de gaiola).
Parece complexo mas vamos a um exemplo:
Necessidade
Residência com eletrodomésticos de consumo máximo simultâneo de 1000Watts
Inversor de Tensão recomendado
Potência real máxima de 2000Watts (vamos usar somente 50%)
Voltagem de entrada de 24Vdc (devido a potência de 2000Watts)
Voltagem de 127Vac (voltagem dos eletrodomésticos)
Frequência de 60Hz (padrão de frequência para o Brasil)
Forma de onda senoidal (onda adequada para equipamentos elétricos)
Pronto, agora você já sabe um pouco sobre inversores e pode até especificar o modelo mais adequado para sua necessidade mas não se acanhe em nos procurar, nossa equipe está a disposição para orientá-lo na melhor escolha.